Soluções Jurídicas Inovadoras

 

Consultoria nas áreas Tributária, Empresarial e Internacional, especializada em Diagnósticos e Identificação de Benefícios Tributários. 
 

Atuação

 

Defesas tributárias

Diagnóstico de benefícios tributários

Planejamento Tributário

Direito de Empresas

Contencioso Jurídico

Planejamento Patrimonial e Sucessório

Negócios

 

Inovação Tecnológica

Startups

Investimentos

Indústria

Comércio

Sócios

Profissionais especializados e comprometidos com nossos clientes
Bata Simões
Pós-Doutor, Doutor, Mestre e Especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). V. Researcher IBFD/Holanda.
Marcelo Shintate
Especialista em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Grande experiência em Business Law.
Luiz Felipe Pieroni
Mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). 20 anos de experiência.
Show More

Novidades e Artigos

Consulte-nos

Entre em contato conosco. Vamos conversar sobre suas necessidades.

STJ: Primeira Seção decidirá sobre penhora no Bacenjud em caso de parcelamento do crédito fiscal executado


05/06/2019

Em sessão plenária virtual, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afetou três recursos especiais para serem julgados sob o rito dos recursos repetitivos, nos quais decidirá sobre a possibilidade de manutenção da penhora de valores pelo sistema Bacenjud no caso de parcelamento do crédito fiscal executado.

Em razão da afetação, foi determinada a suspensão do trâmite de todos os processos individuais ou coletivos, em todo o território nacional, que versem sobre a mesma questão jurídica, até o pronunciamento do STJ.

A sessão eletrônica que decidiu pela afetação dos recursos teve início em 8/5/2019 e foi finalizada em 14/5/2019. Os Recursos Especiais 1.756.406, 1.703.535 e 1.696.270 foram indicados pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) como representativos da controvérsia. Os três recursos estão sob a relatoria do ministro Mauro Campbell Marques.

A controvérsia está cadastrada como Tema 1.012 no sistema de repetitivos do STJ. A questão submetida a julgamento é a seguinte: “Possibilidade de manutenção de penhora de valores via sistema Bacenjud no caso de parcelamento do crédito fiscal executado (artigo 151, VI, do Código Tributário Nacional)”.

Em um dos casos selecionados para julgamento pelo sistema dos repetitivos, o TRF1 decidiu que “o bloqueio de ativos financeiros e a penhora em dinheiro são incompatíveis com o parcelamento do débito em cobrança judicial”.

Para o tribunal regional, “a manutenção do bloqueio de ativos financeiros do devedor, quando concedido parcelamento do débito em cobrança, coloca em risco, pela dupla oneração do contribuinte, a própria viabilidade do parcelamento e satisfação do crédito, interesse primeiro da exequente”. O TRF1 considerou que a suspensão da execução fiscal é consequência natural do parcelamento do crédito em cobrança.

No recurso especial, a Fazenda Nacional argumenta que “o parcelamento não é causa de extinção da dívida, sendo legítima a manutenção da garantia do juízo, efetivada através da penhora de valores via sistema Bacenjud”.

Recursos repetitivos

O CPC/2015 regula no artigo 1.036 e seguintes o julgamento por amostragem, mediante a seleção de recursos especiais que tenham controvérsias idênticas. Ao afetar um processo, ou seja, encaminhá-lo para julgamento sob o rito dos repetitivos, os ministros facilitam a solução de demandas que se repetem nos tribunais brasileiros.

A possibilidade de aplicar o mesmo entendimento jurídico a diversos processos gera economia de tempo e segurança jurídica.

No site do STJ, é possível acessar todos os temas afetados, bem como saber a abrangência das decisões de sobrestamento e as teses jurídicas firmadas nos julgamentos, entre outras informações.

 

Leia o acórdão da afetação do REsp 1.756.406.

 

STJ

Disponível em: http://www.stj.jus.br/sites/STJ/default/pt_BR/Comunica%C3%A7%C3%A3o/noticias/Not%C3%ADcias/Primeira-Se%C3%A7%C3%A3o-decidir%C3%A1-sobre-penhora-no-Bacenjud-em-caso-de-parcelamento-do-cr%C3%A9dito-fiscal-executado

Whatsapp 

+55 11 99252-4863

Rua Oscar Freire, 2617 - conjunto 403                                                                                                    

Pinheiros - CEP 05409-012                                                                                                           

São Paulo - SP - Brasil

Phone: +55 11 3181 4702

Email: contato@bsplaw.com.br

© 2016  Bata, Shintate & Pieroni Sociedade de Advogados. Todos os direitos reservados.

  • Canal - YouTube
  • Facebook - BSPLaw
Marcelo Shintate

Especialista em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Grande experiência em Business Law.